quinta-feira, 7 de junho de 2012

Dano Moral nas Relações de Consumo é tema de palestra da OAB Ibiúna

No próximo dia 15, a partir das 19h, a Ordem dos Advogados do Brasil/SP, da 144ª Subseção de Ibiúna, por meio de seu presidente Dr. . Eduardo Marcicano, promoverá uma palestra com o tema: 'Dano Moral nas Relações de Consumo.

O evento acontecerá na Câmara Municipal de Ibiúna, localizada na rua Maurício Barbosa Tavares Elias, 314 - Centro. As inscrições podem ser feitas no local mediante a doação de uma lata ou pacote de leite integral em pó – 400g, ou através do telefone (15) 3241-1447. Serão conferidos certificados de participação a serem retiradas em até 90 dias, as vagas são limitadas.

O palestrante será o expositor Dr. Nehemias Domingos de Melo, Advogado; Conferencista; Doutorando em Direito Civil; Mestre em Direito do Consumidor e Pós-Graduado em Direito Civil; Professor dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Direito Civil, Processual Civil e Consumidor na UNIP; Professor de Direito Civil do Curso de Pós-Graduação da FMU; Professor Convidado da ESA SP e do EPD; Membro Efetivo do IASP; Palestrante do Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP; Autor de várias obras jurídicas.

Subseções convidadas: 24ª Subseção de Sorocaba, presidente Dr. Alexandre Ogusuku; 53ª Subseção de Itu, presidente Dr. Rene Paschoal Liberatore; 98ª Subseção de São Roque, presidente Dra. Sandra R. Vazoller Leite; 108ª Subseção de Cotia, presidente Dr. José Fontana Júnior; 133ª Subseção de Porto Feliz, presidente Dr. Ari Mancio de Camargo; 141ª Subseção de Piedade, presidente Dr. José Nelson de Campos Júnior; 157ª Subseção de Salto, presidente Dra. Dagmara Battaglin Bego; 188ª Subseção de Votorantim, presidente Dr. Rodrigo de Melo Kriguer e 235ª Subseção de Mairinque, presidente Dr. Adelmo Acacio Belini.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, Uniasselvi Mairinque realiza palestra


Gabriel Bitencourt fala da importância do Meio Ambiente

Para comemorar o Dia do Meio Ambiente, a Associação Educacional Leonardo da Vinci – UNIASSELVI do polo Mairinque, realizou na terça-feira, 5, uma palestra sobre o tema: ‘Meio Ambinete, Crise, Responsabilidade e Compromissos, apresentado pelo professor e ex-vereador de Sorocaba, Gabriel Bitencourt.
O evento aconteceu na unidade escolar com uma sala repleta de estudantes, convidados, professores e organizadores. Bitencourt iniciou a palestra falando da importância da preservação ambiental. “A escassez dos recursos naturais, somado ao crescimento desordenado da população mundial e intensidade dos impactos ambientais, surge o conflito da sustentabilidade dos sistemas econômico e natural, e faz do meio ambiente um tema literalmente estratégico e urgente. O grande desafio da humanidade é promover o desenvolvimento sustentável de forma rápida e eficiente”.
Após a explanação de seu trabalho, os alunos fizeram perguntas ao professor relacionadas com o tema. Gabriel citou alguns exemplos como o tratado de Kioto, ECO 92 e agora o Rio+20. Hoje, grande parte da sociedade se posiciona como mero espectador dos fatos, esquecendo-se de que somos todos responsáveis pelo futuro que estamos modelando. Devemos exercer a cidadania planetária, e rapidamente.

A luz no fim do túnel:
A conscientização ambiental de massa, só será possível com percepção e entendimento do real valor do meio ambiente natural em nossas vidas. O meio ambiente natural é o fundamento invisível das diferenças sócio econômicas entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. O dia em que cada brasileiro entender como esta questão afeta sua vida de forma direta e irreversível, o meio ambiente não precisará mais de defensores.
A sociedade já terá entendido que preservar o meio ambiente é preservar a própria pele, e fragilizar o meio ambiente, é fragilizar a economia, o emprego, a saúde, e tudo mais. Esta falta de entendimento compromete a adequada utilização de nossa maior vantagem competitiva frente ao mundo: recursos hídricos, matriz energética limpa e renovável, biodiversidade, a maior floresta do mundo, e tantas outras vantagens ambientais que nós brasileiros temos e que atrai o olhar do mundo.
Mas, se nada for feito de forma rápida e efetiva, as próximas gerações serão prejudicadas duplamente, pelos impactos ambientais e pela falta de visão de nossa geração em não explorar adequadamente a vantagem competitiva de nossos recursos naturais. Sei, que somos a primeira geração a dispor de ferramentas para compreender as mudanças causadas pelo homem no ambiente da Terra, mas não gostaria de ser uma das últimas com a oportunidade de mudar o curso da história ambiental do planeta.
Marilena Lino de Almeida Lavorato: Publicitária (PUCC), Pós graduada em Gestão Ambiental (IETEC), Sociologia e Política (EPGSP-SP), Gestão de Negócios (FGV), Marketing (ESPM). Mais de 20 anos de experiência na condução de equipes multidisciplinares, parcerias estratégicas, e novos negócios de grandes empresas. Criou e desenvolveu diversas ações macroeducativas na temática ambiental. Atualmente é Diretora da MAIS Projetos (gestão e educação sócio-ambiental) e coordenadora do Grupo Multidisciplinar de Gestão Ambiental da APARH-SP (Associação Paulista de Administradores de Recursos Humanos de São Paulo).

segunda-feira, 4 de junho de 2012

OAB Mairinque e Alumínio realizará nova palestra

No próximo dia 27 de junho, a partir das 19h30, a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB de Mairinque e Alumínio realizará mais uma palestra. desta vez com o tema Direito Eletrônico, Aspectos Polêmicos.
O evento acontecerá no auditório da UNIASELVI Mairinque, Centro Universitário Leonardo da Vinci, na Avenida 27 de Outubro, 587 – Vila Sorocabana. As inscrições  podem ser feitas no local, mediante a doação de 01 lata ou pacote de leite integral em pó – 400g. Mais informações pelos telefones (11) 4718-4292 / 4708-2576.
O palestrante será o Dr. Marcelino Sato Matsuda, Advogado; Mestre em Direito; Especialista em Direito Eletrônico; Coordenador e Professor do Curso de Pós-Graduação em Direito Civil e Processo Civil da ESA - Núcleo Santo Amaro; Professor de Direito nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação de diversas instituições de Ensino Superior; Instrutor do V Tribunal de Ética e Palestrante do Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP.
As Subseções convidadas são: 24ª Subseção Sorocaba, Presidente Dr. Alexandre Ogusuku; 98ª Subseção São Roque, Presidente Dra. Sandra Regina V. Leite; 108ª Subseção Cotia, Presidente Dr. José Fontana Júnior; 133ª Subseção Porto Feliz, Presidente Dr. Ari Mancio de Camargo; 141ª Subseção Piedade, Presidente Dr. José Nelson de C. Júnior; 144ª Subseção Ibiúna, Presidente Dr. Eduardo Marcicano e 188ª Subseção Votorantim, Presidente Dr. Rodrigo de Melo Kriguer.
O evento é promovido pela 235ª Subseção Mairinque e Alumínio, por meio de seu Presidente Dr. Adelmo Acácio Bellini, com coordenação da Comissão de Cultura e Eventos da OAB Mairinque, Presidente: Dr. Anderson Cazzeri Russo, com apoio do Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP, por meio do Diretor Dr. Umberto Luiz Borges D’Urso. Serão conferidos certificados de participação aos participantes, retirar em até 90 dias, as vagas são limitadas.

Assessoria de Comunicação OAB/MK